ACONTECEU...
01/01/2011 

Nordeste da Austrália se prepara para enchentes de 9 metros

Carro coberto por águas das enchentes em Bundaberg, em Queensland, na Austrália
Chuvas que inundaram 22 cidades australianas e desalojaram mais de 200 mil pessoas se dirigiam à costa nordeste do país do dia de Ano-Novo, em meio a alertas de enchentes de c.erca de 9 metros.
A Austrália enfrentou a primavera mais chuvosa da história, com enchentes em seis sistemas fluviais na região de Queensland e altas temperaturas e alertas de incêndios florestais nos Estados de Victoria e de South Australia.
Daniel Munoz/Reuters
Carro coberto por águas das enchentes em Bundaberg, em Queensland, na Austrália
A chuva alagou minas de carvão e atingiu duramente a agricultura, deixando muitas estadas intransitáveis. Há também alertas de crocodilos e cobras nas casas inundadas.
O mar interior que perpassa a região de Queensland está pontilhado de telhados de casas inundadas, ilhas de terreno elevado com rebanhos cercados pela água e pequenos barcos que transportam pessoas e produtos emergenciais.
No sábado, áreas costeiras se preparavam para o pior. Moradores da cidade de Rockhampton eram evacuados em meio à expectativa de que o nível do rio Fitzroy, um dos principais do país, aumente com as chuvas.



01/01/2011

Chuva já danificou 3.700 casas em Minas Gerais

Pelo menos 147 foram totalmente destruídas; 15 pessoas morreram no Estado.
A chuva que atinge Minas Gerais já danificou 3.700 casas, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual. Dessas, pelo menos 147 ficaram totalmente destruídas. 
Desde novembro mais de 13.000 pessoas foram expulsas de casa. O balanço da defesa mostra que 11.737 pessoas estão desalojadas e 1.362 estão desabrigadas, ou seja, não têm mais como voltar para casa.


02/01/2011

Terremoto de 7,2 graus atinge o Chile


Um terremoto de 7,1 graus abalou no domingo o centro e o sul do Chile, sem registro de vítimas ou necessidade de um alerta de tsunami, mas milhares de pessoas fugiram para as montanhas por medo de que se repetissem os efeitos do poderoso terremoto e maremoto que afetou o país no início de 2010.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o sismo ocorreu às 18h21 (horário de Brasília) e o epicentro se situou na localidade de Tirúa, 69 quilômetros a nordeste da cidade de Temuco, com uma profundidade de 17 quilômetros.
O instituto sismológico da Universidade do Chile disse que o tremor, que chegou a ser sentido em províncias vizinhas da Argentina, alcançou a magnitude de 6,9 e foram registradas réplicas de menor envergadura, foi 
forte o suficiente para ser detectado na cidade de São Paulo através de sismógrafos instalados no bairro de Vila Mariana e mantidos pelo Apolo11/Painel Global. 
Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.


















02/01/2011

Cidade americana tem estranha chuva de pássaros negros mortos no Ano-Novo

Agentes estaduais passaram de casa em casa neste domingo na pequena cidade de Beebe, no Arkansas (EUA), para coletar pássaros mortos, após milhares de aves negras terem misteriosamente caído do céu.
Warren Watkins/AP
Pássaro negro na rua Skylark, em Beebe, no Arkansas, após estranha chuva de aves mortas no Ano-Novo
Pássaro negro na rua Skylark, em Beebe, no Arkansas, após estranha chuva de aves mortas no Ano-Novo
Os funcionários faziam buscas em Beebe, cidade de cerca de 4.500 pessoas, para coletar por volta de 5.000 pássaros. Eles começaram a cair do céu no final da noite de Ano-Novo, e continuaram até o dia seguinte.
"Pode ter ligação com o clima, ou com estresse", disse Keith Stephens, porta-voz da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas. "Houve disparos de fogos de artifícios à meia-noite e é possível que os pássaros estivessem em sua rota e ficaram estressados.
Stephen disse que granizo ou raios dos últimos dias também podem ter feridos as aves, mas ele disse não ter visto sinais físicos de ferimento nos pássaros coletados até então.
Fortes ventos e tornados atingiram o Arkansas no Ano-Novo, com a área mais atingida a mais de 240 km a oeste de Beebe.


Chuvas e deslizamentos nas Filipinas

Entre as vítimas estão oito crianças; mais de 1,3 mil moradores de província buscaram abrigo em um ginásio e escolas.
Deslizamentos de terras e enchentes causadas por chuvas que afetam desde a semana passada o leste e o sul das Filipinas deixaram pelo menos nove mortos, sendo oito deles crianças.
Mais de 1,3 mil moradores locais buscaram abrigo em um ginásio e escolas depois do deslizamento no domingo, disse o prefeito Rico Rentuza. A cidade em Leyte teve um dos piores desastres nas Filipinas em 2006, quando um deslizamento enterrou totalmente a vila de Guinsaugon com mais de 1 mil pessoas.
As inundações já haviam causado na sexta-feira a morte de outras duas pessoas nessa mesma zona da ilha de Luzon, onde cerca de 62 mil pessoas tiveram de buscar refúgio em abrigos para pessoas retiradas de áreas de risco, embora algumas já estejam voltando a suas casas enquanto as chuvas diminuem.
Os temporais também afetaram a ilha de Mindanao, no sul do arquipélago, onde 2 mil pessoas foram retiradas, embora não tenha sido registrada nenhuma vítima.

Publicação: 03-01-2011 21:29 (LUSO)

Navio quebra-gelo tenta socorrer 500 marinheiros imobilizados no Mar de Okhotsk

Um navio quebra-gelo russo estava a dirigir-se hoje em direção a cinco navios imobilizados pelo gelo no Mar de Okhotsk, com cerca de 500 tripulantes a bordo.


Três dos navios estão retidos desde sexta-feira num mar de gelo com cerca de dois metros de espessura. A agência russa Ria-Novosti disse que dois outros navios ficaram imobilizados hoje no mesmo local. 


O Mar de Okhotsk banha a península de Kamchatka, no extremo noroeste da Rússia, região assolada desde há vários dias por ventos fortes e tempestades de neve.

Os três navios imobilizados desde sexta-feira - um navo de pesca, um navio-frigorífico e um navio de pesquisa científica - encontram-se no mesmo local, enquanto os dois restantes estão a uma distância de 35 quilometros dos primeiros. 




2010 Registrou 950 Catástrofes Naturais no Mundo

Àsia e Américas foram as regiões mais afetadas.
O ano de 2010 foi marcado por 950 catástrofes naturais, envolvendo desde tempestades e inundações até terremotos e registros de vulcões, segundo pesquisa feita pela seguradora alemã Munich Re.  Os prejuízos totalizaram cerca de US$ 130 bilhões. As perdas foram calculadas com base em preços estimados pelo setor de seguros de países europeus e dos Estados Unidos.

Segundo o estudo, as regiões mais afetadas por catastrofes naturais foram a Àsia e as Américas. No primeiro foram registradas 310 ocorrências, no segundo, 365.

As cinco maiores catástrofes naturais, de acordo com o estudo, são os terremotos no Haiti, em 12 de janeiro de 2010, os tremores de terra no Chile, em 27 de fevereiro, e na Região Central da China , em 14 de abril. Também estão na relação a onda de calor na Rússia, registrada no período de julho a setembro, e as inundações no Paquistão - de julho a setembro.
O estudo mostra ainda que há uma série de consequências causadas pelas catástrofes naturais. Cita como exemplo a onda de calor na Rússia, que provocou incêndios nas florestas, assim como em instalações nucleares, considerada o pior desastre natural da história do país. Houve também registros de elevação dos níveis de poluição do ar.
A série de furacões no Atlântico Norte, atingindo os Estados Unidos e o México, também é mencionada na análise. De acordo com o estudo, houve poucos danos substanciais. No total, foram registrados 19 ciclones tropicais, igualando os dados de 2010 ao número registrado em 1995.
O vulcão  Eyjafjallajökull, na Islândia, paralisou o tráfego aéreo em abril de 2010, quando foram lançadas na atmosfera partículas que impediam a visibilidade. Houve prejuízos para as empresas do setor aéreo. O Munich Rre não tem ainda um número preciso sobre os dados causados pelas inundações no extremo Nordeste da Austrália. Desde o início de dezembro de 2010, várias áreas do país foram afetadas.

http://www1.folha.uol.com.br
http://www.adllink.com.br
http://noticias.comunidade.com.pt
http://bandab.pron.com.br
http://www.apolo11.com

SOLIDARIEDADE

"Se já dominas a ti mesmo, ampara aqueles que ainda não conseguem evitar a própria irritação.

Se te sentes com saúde, socorre o doente.

Se estás forte, auxilia aos mais fracos.

Se tens algum dinheiro, faze a doação de alguma parcela ao necessitado que espera a bênção de um pão.

Solidariedade é lei da vida.

Hoje consegues apoiar alguns, amanhã, talvez precisarás do apoio de todos."