Eclipse Total da Lua 21 de dezembro de 2010

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

No próximo dia 21 de dezembro teremos dois eventos astronômicos envolvendo Sol, Terra e Lua num mesmo dia. Tratam-se do Solstício de Verão (hemisfério sul) e o Eclipse Total da Lua. O eclipse s
erá visível para os continentes da América do Norte e da América do Sul e terá magnitude 1,25. 

A Lua estará inteiramente no interior do cone de sombra da Terra das 7h 40min (considerando o tempo universal como referencia de data), até as 8h 53min, enquanto que o instante do Solstício de Verão será às 23:38. 


No Brasil, a Lua aparecerá às 19h20 e o Eclipse Total será durante a madrugada, começando às 03h34min, e a parte TOTAL iniciando às 04h42.

A última vez que aconteceu um eclipse lunar no solstício de verão foi em 1991 quando a Lua ficou apenas 9% coberta pela sombra da Terra. Se buscarmos por outro eclipse lunar combinado com solstício de verão remontamos a 21 de dezembro de 1657, novamente com eclipse parcial quando a Lua esteve 24% coberta. Uma próxima ocasião será somente em 2094 quando um eclipse total da Lua, visível em parte no Brasil, coincidirá com o solstício de verão no dia 21 de dezembro.

POR: Alexandre Amorim


A previsão local é baseada em fuso horário do seu computador, pelo que a sua precisão depende de uma configuração correta.





Energias de Shiva e Shakti e próximo eclipse lunar total: tempo para extrair o Soma
Por Vamadeva Shastri (David Frawley)
Os eclipses lunares totais não são raros, ocorrem a cada ano ou dois, sendo visível em qualquer local em particular apenas a cada três anos. Este próximo eclipse lunar total, porém, é especial  porque ele ocorre perto do tempo do solstício de inverno. Isso faz com que ele seja localizado no ponto mais alto do céu no zodíaco para o hemisfério norte. Tal eclipse no exato solstício de inverno ocorre apenas a cada alguns séculos.
No entanto, há uma conexão adicional especial para esse evento astronômico. À medida que o solstício de verão atualmente está ocorrendo perto do centro galáctico em Sagitário precoce entre as estrelas fixas, o solstício de inverno ocorre no anti-centro galáctico, que está na primeira parte de Gêmeos . Isso significa que este eclipse também ocorrerá ao longo do eixo da galáxia.
Isto significa que a Lua será eclipsado na sua posição mais forte no céu, quando a luz está no seu máximo. Em termos de Tantra Yoga e astrologia védica, é uma importante oportunidade para transformar a energia lunar, que significa transformar a mente, coração e natureza emocional. É uma oportunidade especial para se conectar com a Deusa, que se relaciona com a lua. A Shakti vai ser muito poderosa neste momento.
É um momento importante para se relacionar com Shiva, que também tem uma energia lunar. O eclipse irá ocorrer no Nakshatra ou constelação lunar de Mrigashira, a Cabeça do Antílope, que é governado por Soma, o néctar mística da imortalidade, que por sua vez se conecta com as energias benéficas do Senhor Shiva como o Senhor da imortalidade. Mrigashira também se relaciona com o chacra da coroa ou cabeça do ser cósmico, então é uma época em que as energias do chakra coronário pode ser levadas para um nível superior. Astronomicamente, a Lua Cheia será eclipsada, ao norte de Orion, o grande constelação que simboliza o Soma, a imortalidade e o Ser Cósmico (Purusha).
O eclipse será visível em toda a América do Norte e grande parte da Europa, dias 20-21 dezembro, perto da meia-noite, dependendo da sua localização e fuso horário. Enquanto isso, o solstício de inverno ocorre no fim da tarde de 21 de dezembro, dependendo da sua localização.
A Astrologia Védica afirma que este evento é astrologicamente mais importante do o solstício de inverno de 2012 que muitas pessoas estão vendo como um marco de grandes mudanças para a humanidade e para a Terra. Nessa data do solstício de 2012, há muito pouco acontecendo nas combinações específicas planetárias segundo a astrologia védica. Isso não significa que o solstício de inverno de 2010 vai ser marcado por grandes mudanças na Terra, mas é um momento extremamente importante para sadhana e para a retificação cármica de sua vida. Aproveite isso e façar mantras para Shiva e Devi.
fonte:http://suddha.org

SOLIDARIEDADE

"Se já dominas a ti mesmo, ampara aqueles que ainda não conseguem evitar a própria irritação.

Se te sentes com saúde, socorre o doente.

Se estás forte, auxilia aos mais fracos.

Se tens algum dinheiro, faze a doação de alguma parcela ao necessitado que espera a bênção de um pão.

Solidariedade é lei da vida.

Hoje consegues apoiar alguns, amanhã, talvez precisarás do apoio de todos."