O MELHOR INVESTIMENTO DE UM PAI

Seus filhos jamais esquecerão os momentos especiais que passarem com você. Não são essas algumas das memórias da sua infância que você guarda com mais carinho — aqueles momentos nos quais seus pais demonstraram seu amor ao lhe dedicar tempo e atenção?

As crianças vicejam com atenção pessoal e, como todos nós, se não a receberem, vão se sentir mal, insignificantes ou até rejeitadas. Não é sempre necessário passar tempos extensos com as crianças para que elas entendam que você as ama e valoriza, mas algum tempo é essencial. E a qualidade desse tempo é tão importante quanto a quantidade.

O tempo que você passa com os seus filhos não é apenas o maior presente que pode lhes dar, mas também o maior investimento que pode fazer em suas vidas. Nada fará uma diferença mais duradoura em suas vidas, como alguém sabiamente observou: “Seus filhos precisam mais da sua presença do que dos seus presentes.” Brinque com eles, leia com eles, anime-os e desfrute da companhia deles. Passeie com eles ou simplesmente fiquem sentados em algum lugar batendo um papo com eles. Faça perguntas e escute suas respostas. Dica: preste atenção ao que dizem.
Se você for como a maioria dos pais, tem mais coisas para fazer do que cabem no seu dia, e o tempo com os seus filhos é relegado a quando surgem emergências. Você pode tentar se convencer que sempre haverá um amanhã, quando, então, se dedicará às crianças, mas é hoje que elas precisam de você.

Defina quanto tempo precisa passar com cada um dos seus filhos diariamente ou semanalmente e anote na agenda. Considere um compromisso de alta prioridade, que deve ser respeitado. Se surgir uma emergência genuína, reagende o compromisso, mas não o cancele. Se vir que está sempre adiando seu tempo com as crianças, repense suas prioridades e seu plano, e trace outro que vá funcionar.

Quando as crianças mais velhas estão tendo problemas, precisam ainda mais do seu tempo e você precisa estar ainda mais atento. Não seja rápido demais para oferecer soluções, conselhos e sermões. Escute-as até o fim, antes de dizer seja o que for e, as ajude se possível, a chegar por elas mesmas às conclusões certas. Em seguida, ore e dedique tempo para ouvir a voz mansa de Deus no seu coração e na sua mente. Ele está sempre pronto para responder suas perguntas e você se surpreenderá com as soluções que Ele lhe dará.

Além do tempo que passar com seus filhos, dedique tempo para orar por eles. Essa é outra coisa que não acontecerá, a menos que você a considere prioridade. Você tem de separar o tempo. Orar pelos seus filhos é uma maneira maravilhosa de aprender a entendê-los melhor. Deus pode lhe mostrar coisas sobre eles que você jamais aprenderia de nenhuma outra maneira. Você também descobrirá a grandeza do Seu amor por eles, e isso o fará amá-los ainda mais. Ele o encherá com Seu amor, que poderá ajudá-lo a superar qualquer coisa.

Muitos pais dizem aos seus filhos já crescidos que seu maior arrependimento é não ter passado mais tempo com eles quando estes eram pequenos. Você terá de sacrificar determinadas coisas para isso e, no início, talvez ache que não está usando o tempo da melhor maneira, mas continue e não se arrependerá. Todo minuto que dedica aos seus filhos é um investimento no futuro. As recompensas durarão pela eternidade.

Estar acessível aos seus filhos faz uma grande diferença na vida deles, mesmo quando você não ache que está fazendo muito por eles ou realizando muita coisa. 
Trechos do livro Keys to Kids escrito por Derek e Michelle Brookes, Copyright © 2001
 por Aurora Production AG
 

Um advogado de sucesso disse: “O melhor presente que recebi veio embalado em uma caixa bem pequena e tão leve quanto uma pena. Foi meu pai quem me deu no Natal. Dentro da caixa havia um bilhete que dizia: “Filho, este ano lhe darei 365 horas. Todos os dias, após o jantar, você terá uma hora. Falaremos do que você quiser, iremos aonde você quiser e brincaremos do que você quiser brincar. Será sua hora!” Meu pai não apenas cumpriu a promessa, mas a renovou por vários anos. Foi o maior presente de minha vida e devo o que sou hoje ao tempo que passei com meu pai.”
— Citado em Moody Monthly

A melhor herança que um pai pode deixar para seus filhos são alguns minutos do seu tempo todos os dias.
— Orlando A. Battista

Se “instruirmos o menino no caminho que ele deve andar ... até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Precisamos educar, inspirar e motivar nossos filhos e, acima de tudo, orientá-los para que encontrem Deus e fundamentem sua fé na Sua Palavra. Se fizermos essas coisas e lhes dermos o exemplo certo, eles terão o que precisam para trilhar a estrada da vida. 
— David Brandt Berg
Fonte: http://www.contato.org

SOLIDARIEDADE

"Se já dominas a ti mesmo, ampara aqueles que ainda não conseguem evitar a própria irritação.

Se te sentes com saúde, socorre o doente.

Se estás forte, auxilia aos mais fracos.

Se tens algum dinheiro, faze a doação de alguma parcela ao necessitado que espera a bênção de um pão.

Solidariedade é lei da vida.

Hoje consegues apoiar alguns, amanhã, talvez precisarás do apoio de todos."